EN 397:2012
Capacetes para a indústria
Especifica requisitos físicos e de desempenho, métodos de teste e requisitos de marcação para capacetes de segurança industrial. Os requisitos obrigatórios aplicam-se a capacetes de uso geral na indústria. Requisitos adicionais de desempenho opcionais estão incluídos para serem aplicados somente onde especificamente reivindicado pelo fabricante do capacete. Os capacetes de segurança industriais têm como objetivo principal fornecer proteção ao usuário contra a queda de objetos e consequentes lesões cerebrais e fratura craniana.
EN 50365:2002
Capacetes com isolamento elétrico para uso em instalações de baixa tensão
Esta norma é aplicável a capacetes com isolamento elétrico usados para trabalhar partes vivas ou próximas a partes vivas em instalações não superiores a 1.000 V CA ou 1.500 V CC. Esses capacetes, quando usados em conjunto com outros equipamentos de proteção com isolamento elétrico evitam que correntes perigosas passem por pessoas através de sua cabeça.
EN 12492:2012
Capacetes para montanhistas
Este Padrão Europeu especifica os requisitos de segurança e métodos de teste para capacetes de segurança para uso no montanhismo.
EN 812
Bonés e capacetes
Esta Norma Europeia especifica os requisitos físicos e de desempenho, métodos de teste e requisitos de marcação para capas de proteção industriais. As capas de proteção industriais têm o objetivo de fornecer proteção ao usuário contra os efeitos de bater com a cabeça em objetos rígidos e fixos com gravidade suficiente para causar laceração ou outros ferimentos superficiais. Eles não se destinam a fornecer proteção contra os efeitos de objetos em queda ou arremessados, ou cargas em movimento ou suspensas. NOTA Um boné de proteção industrial não deve ser confundido com um capacete de segurança industrial, conforme especificado na EN 397.
EN 14052
EN 12492
Capacetes para montanhistas devem fornecer proteção contra perigos que possam ocorrer durante as atividades realizadas por montanhistas. Os requisitos incluem: Absorção de choque, vertical, frontal, lateral, dorsal. Resistência à penetração.